quinta-feira, 22 de julho de 2010

Kansas
Kansas Full 2.JPG
Kansas em concerto no Arrow Rock Festival 2008 em Nimegue, Países Baixos.
Informação geral
Origem Topeka, Kansas
País Estados Unidos
Gêneros Rock progressivo
Hard rock
Período em atividade 1971 - atualmente
Gravadora(s) Epic Records
MCA
Magna Carta
Página oficial www.KansasBand.com


Kansas é uma banda de rock norte-americana dos anos 1970 especializada no estilo progressivo. Dave Hope (baixo), Phil Ehart (bateria), Robby Steinhardt (violino), Steve Walsh (teclado e vocal) e Rich Williams (guitarra) formaram a banda White Clover em sua cidade natal de Topeka, Kansas. Depois da entrada de Kerry Livgren (teclado e guitarra) o nome da banda foi mudado para Kansas.

História

Formado inicialmente por Steve Walsh (Teclados e vocal), Robby Steinhardt (Violino), Kerry Livgren (Guitarras), Billy Greer (Baixo) e Phil Ehart (bateria) eles gravaram grandes álbuns nos anos 1970. O primeiro chama- se Kansas apenas e foi o trampolim para o êxito dos que viriam depois: "Song for América", "Masque", "Point of Know return"e "Letoverture", esses dois últimos ganharam vários prêmios. A banda se destacou ao emplacar clássicos do rock progressivo como "Carry on my Wayward Son", hoje, sucesso na abertura do seriado norte-americano Supernatural, "Song for America" e "The Wall"... desta época também surgiu o maior sucesso do Kansas, a balada "Dust in the Wind".

Como o sucesso traz junto a discórdia, os integrantes começaram a de desentender no que resultou na saída de Robby Steinhardt e Kerry Livgren.

Os anos 1980 entraram e a banda manteve o pique, os álbuns "Audio Visions"e "Vinyl Confessions" demonstram isto, com a participação do produtor Joey Elefante como integrante oficial, a banda emplacou os hits "Play the game tonight" e "Fight fire with fire" ("Drastic Measures" álbum).Apesar de não seguirem mais a linha progressiva dos álbuns anteriores a banda manteve sua popularidade intacta.

Um novo período de mudanças surge na banda, segue-se uma coletânea e em 86 eles lançam novo trabalho na praça, trata-se de "Power". Um álbum totalmente voltado para o Hard Rock, inluência de Steve Morse que estreiava na guitarra.

O álbum traz um resultado satisfatório, colocando o Kansas de igual para igual com as bandas de hard da época. Este disco contém excelentes canções como é o caso de "Silhouettes in disguise", "All I Wanted" e "Three Pretenders"...

Seguem com mais um álbum de estúdio : "The spirits of Things", onde se destaca a canção "The Preacher". Vale apena frisar que desde algum tempo, Steve Walsh estava apenas como frontman ao vivo... mas apesar de muitas mudanças, o Kansas já começava a cair, álbuns ao vivo e Box sets foram lançados para tentar "Equilibrar as finanças". A banda permaneceu um tempo longe da mídia, mas retornou com força total em 1995 com o álbum "Freaks of Nature", Este disco mostrou um outro lado mais pesado da banda, que contava com mais um violinista : David Ragsdale.

O álbum é potente e preciso, as grandes músicas são "Desperate Times""Hope once again" (Grande balada) e "Black phatom 4"...

Depois veio o disco "Always Never the Same" junto de "The London Shymphony Orchestra", o que não causou impacto. Após o lançamento de vários caça níqueis (Remasterizacões, ao vivo, Coletâneas) a formação original se junta novamente e grava "Somewhere to Elsewhere", onde mostram o porque de o Kansas ser tão conceituada em termos de rock progressivo.


1974-1979: sucesso gradual

O primeiro álbum Kansas foi lançado em 1974, e mostrou um misto de guitarra, teclados, vocais e violinos em estilo boogie-rock, dotado de arranjos complexos e mudanças de tempo. Durante meados da década de 70 eles se desenvolveram como uma das maiores bandas da época para se assistir ao vivo, um espetáculo que lotava grandes arenas e salas de concerto.

Com o sucesso do hit Carry On my Wayward Son, o quarto álbum da banda Leftoverture (1976) teve bastante sucesso comercial. O álbum seguinte, Point of Know Return (1977), continha a faixa Dust in the Wind, que se tornou sucesso ainda maior que o álbum anterior. Ambos os álbuns venderam mais de quatro milhões de cópias nos Estados Unidos, e possuem os maiores hits da banda. O álbum de 1979 Monolith, que continha letras influenciadas pelo Livro de Urântia, foi menos popular, apesar de incluir o hit People of the South Wind.

1986-atualmente: reformulação

Em 1990, um promotor musical alemão reuniu os membros originais da banda, com exceção de Steinhardt, para uma turnê pela Europa. Green se reuniu com a banda, junto como tecladista Greg Robert, que já participava das turnês da banda desde a época de Morse. No final da turnê Hope deixou novamente a banda. Livgren acabou se mantendo até a turnê de 1991, sendo substituído até o final da turnê novamente por Steve Morse. Essa turnê também contava com a presença de David Ragsdale no violino. Essa formação (Ehart, Greer, Ragsdale, Robert, Walsh e Williams) se manteve até 1997. Nesse período foi lançado um álbum ao vivo, Live at the Whiskey (1992), e o álbum Freaks of the Nature, um retorno ao período clássico da banda, mas sem sucesso.

Em 1997 Robert e Ragsdale deixaram a banda, e Robby Steinhardt retornou. Eles gravaram Always Never the Same, com a presença da "London Symphony Orchestra". As turnês continuaram nos anos seguintes, mas a banda não conseguiu antigir novamente a grande popularidade e noticiário de outrora.

Em 2002, a formação do Kansas anterior ao primeiro álbum lançou o álbum de demos e gravações ao vivo de 1971-1973. Por questões legais e por não quererem usar o nome da formação de sucesso para promover o novo material, decidiram usar o nome Proto-Kaw. O grupo acabou lançando outro álbum em 2004, Before Became After, e um terceiro em 2006, The Wait of Glory.

Integrantes

Membros atuais

Membros antigos

Discografia

Álbuns de estúdio

  • 1974 - Kansas
  • 1974 - Song for America
  • 1975 - Masque
  • 1976 - Leftoverture
  • 1977 - Point of Know Return
  • 1979 - Monolith
  • 1980 - Audio-Visions
  • 1982 - Vinyl Confessions
  • 1983 - Drastic Measures
  • 1986 - Power
  • 1988 - In the Spirit of Things
  • 1995 - Freaks of Nature
  • 1998 - Always Never the Same
  • 2000 - Somewhere to Elsewhere

Álbuns ao vivo

  • 1978 - Two for the Show
  • 1992 - Live at the Whisky
  • 1998 - King Biscuit Flower Hour Presents Kansas
  • 2002 - Device, Voice, Drum
  • 2003 - From The Front Row...Live!

Compilações

  • 1984 - The Best of Kansas
  • 1992 - Carry On
  • 1998 - The Kansas Boxed Set
  • 1999 - The Best of Kansas (expandido)
  • 2002 - The Ultimate Kansas
  • 2004 - Sail On: The 30th Anniversary Collection
  • 2005 - On the Other Side (re-relançamento de Carry On)
  • 2006 - Works in Progress



Nenhum comentário:

Postar um comentário